sexta-feira, dezembro 19, 2008

::.Instigo castigo.::


- Qual o contrário de castigo?

(silêncio)

- Por favor me digam, realmente preciso de vocês para descobrir. Qual o contrário de castigo? Tenho 85 anos e ainda não achei coerência na noção de castigo. Seria privação um sinônimo? E o contrário, eu preciso saber do contrário! Me ajudem !!

(pede com veemência a platéia)

- Quando fazia algo errado era posta no quarto, sem poder sair, às vezes até sem comer; mas era apenas uma simbologia de proibição de certas liberdades. E o não-castigo, o que era, afinal? Tento ver como a vida corrente, com todos os direitos que conquistamos. Mas agora estou confusa...O castigo é essa punição velha e conhecida que fazia de nossos quartos uma masmorra...tá, mas quando nos desligamos de nossos pais, quem nos castiga ? E de que forma?

“Toda nudez será castigada”

- Sei que Nelson Rodrigues nunca pensou nos dois lados de uma situação, mas voltando a minha dúvida terrível... Enquanto estamos vestidos estamos aproveitando os direitos que conquistamos, certo? Ah, a lógica não se aplica mais há tempos, falei, falei e pouco conclui, estou nua diante de vocês, me castiguem agora que eu sou minha própria juíza.

Nenhum comentário: