terça-feira, setembro 23, 2008

Cronicando 2

Morfologia em Pane

Começam mudando o nome: Monte Pascoal, Ilha de Vera Cruz, Terras de Santa Cruz, Nova Lusitânia, Cabrália... Aí mudam o sistema político, a organização social, o destino das árvores, o fuso horário, a língua !!!
Guarani era uma língua legal sabe, Tupi é lindo! Tem origem Celta e dizem que até Fenícia ! Mas história não vem ao caso, talvez ao ocaso.
Gramática é a questão. Eu estudei os verbos de ligação, decorei a regência verbal, e tenho as regras de acentuação martelando minha memória de todos os jeitos possíveis!
Fiz musiquinha, esquema de cores, enumeração, e todas as outras técnicas possíveis e imagináveis de memorização. Portanto, estão bem gravadas aqui (ocupando o espaço de um poema talvez).

Mudei meu nome!!! Sim, para os que foram desafortunados como eu e o escrivão do cartório não decorou os esquemas de acentuação: tive que mudar a grafia do meu nome! Hiato, seguido ou não de 's', leva acento! Portanto, Laís tem acento!

Agora, depois daquela balela toda de independência, vem de novo um português me dizer pra tirar o acento da feiúra? Tirar a trema da lingüiça? E "para pôr", vai poder ser "pára por" ou "pára por" ou ainda "para por" ?! (Se é diferencial o acento, é porque tá lá justamente para diferenciar...).
Hoje são os acentos das palavras. Daqui uns dias são os assentos da ABL - que ao contrário do que o título "imortais" sugere, deixam suas cadeiras sim, deixam também os nomes, mas apenas quando saem da vida...

Mudar regras não é bem assim. Não dá pra simplesmente substituir sem deixar resquícios, sem causar choque e confusão. É como se, partino de hoje, todos devessem ter cabelos compridos. Levará tempo para deixar crescer, causará desagrado (principalmente aos homens que não saberiam conviver com o "cabelo de dia de chuva"), e surgiria resistência.
É claro que as regras e leis devem adaptar-se ao seu tempo sócio-histórico; mas as palavras, coitadas, de tão usadas se tornaram pedras, muralhas, carimbos. Significados tão atrelados aos sentimentos de tantos escritores que seria impossível idéia significar ideia.



5 comentários:

Anônimo disse...

Concordo. fico de cara com essa mudança todaaa
x.x
pracabá!
hey hey hey, criei um blog tbm =]
=*

Tyr Quentalë disse...

Será que é pelo fato de nosso excelentíssimo presidente não conseguir se acostumar com as antigas regras?

Mr. Lynch disse...

Wolf_Angel;
Aqui em Portugal a grande maioria das pessoas também está contra o acordo ortográfico. É certo que as intenções são as melhores e que este acordo é a prova que a língua portuguesa está viva, mas em Portugal vai ser muito difícil ado(p)tar esta
a(c)ção... Vai ser ó(p)timo, dizem alguns poucos... Não me parece...

Anônimo disse...

Eu vou ter que entrar pra escola outra vez. rs
Mas estou otimista.

beijo pra ti

Anônimo disse...

Ta bom, Panambi Girl.